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As 5 Principais Tendências Digitais para 2024 na Indústria da Moda

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Numa era em que a tecnologia molda cada aspeto das nossas vidas, a indústria da moda não pode ficar para trás. Estamos, cada vez mais, perto de testemunhar uma revolução impulsionada por avanços tecnológicos e estas tendências vão transformar a forma como produzimos e consumimos moda. De seguida, listam-se as principais tendências tecnológicas para a indústria da moda para o ano de 2024.

Tecnologia
Opinião
Inteligência Artificial

Em 2023, os consumidores viram-se rodeados por soluções com base em inteligência artificial e o impacto que poderiam causar tanto na sua vida pessoal, quanto profissional, como é o caso do ChatGPT.

Embora várias dessas soluções com base em inteligência artificial já existissem no mercado, 2023 foi o ano em que a comunidade global percebeu o potencial da utilização dessas ferramentas.

2024 pode, por isso, ser o ano para alavancarmos essas soluções na indústria da moda.

Digitalização da Cadeia de Abastecimento

A transparência da informação que é fornecida em toda a cadeia de abastecimento torna-se, cada vez mais, um fator-chave para converter o consumidor em cliente.

O consumidor moderno é um consumidor atento, informado, preocupado com a sustentabilidade e, acima de tudo, mais exigente.

Neste sentido, torna-se importante haver um conjunto de medidas que permitam o rastreio detalhado da produção, desde a origem das matérias-primas até ao produto final. Esta transparência irá combater a contrafação, mas garante também as condições éticas de trabalho para todos os intervenientes na cadeia de abastecimento.

2024 vai ser o ano de afirmação da digitalização da cadeia de abastecimento, nomeadamente com o desenvolvimento do “Passaporte Digital do Produto”.

Personalização e Impressão 3D

O ser humano, na busca constante para encontrar a sua individualidade e o seu espaço, está cada vez mais propenso ao investimento em soluções personalizáveis e exclusivas. Na indústria da moda, a personalização é, cada vez mais, um fator diferenciador.

A impressão 3D surge como uma ferramenta poderosa, que permite a produção de peças únicas e adaptadas às preferências do consumidor.

Esta tendência não oferece apenas uma experiência única para o consumidor. Ao usufruírem da impressão 3D, os produtores de moda podem também reduzir o desperdício associado à produção em massa. Esta utilização representa uma mudança de paradigma produtivo que pode conduzir a maiores margens de lucro.

Numa indústria cujas tendências estão sempre em constante mudança, a impressão 3D pode ser um fator diferenciador na adaptação e na resposta às mudanças do ecossistema da moda, especialmente após um ano de 2023 que viu um aumento significativo dos níveis de inflação das matérias-primas.

Experiências de Compras Imersivas

As tecnologias de Realidade Aumentada (RA) integram elementos digitais no ambiente do mundo real.

A RA não substitui completamente o mundo físico, mas faz a sobreposição de elementos digitais no ambiente real, sendo que estes elementos são observáveis com recurso a equipamentos, como o smartphone, o tablet ou outros, que permitem a sua visualização.

Um exemplo de aplicação de tecnologia de RA no nosso quotidiano são os filtros do Instagram ou do TikTok.

Em 2024, as soluções com base em tecnologias de RA vão continuar a crescer e vão permitir experimentar virtualmente as roupas antes do ato da compra.

A inconsistência entre tamanhos é um dos maiores desafios para a indústria da moda. Mas podemos estar finalmente muito perto de resolver este problema graças à convergência de tecnologias para criar uma experiência de RA verdadeiramente imersiva.

O conceito de Metaverso parece encontrar-se algures num futuro distante, mas 2024 pode ser o ano em que as experiências de compras virtuais com recurso a RA se tornem uma realidade.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) permite às empresas a partilha de dados, a gestão de inventário, a segurança e o aumento da eficiência e da produtividade.

Muitas consideram também a IoT como uma forma de melhorar a experiência do cliente, permitindo-lhe levar literalmente a Internet e a partilha de dados consigo no dia a dia.

Isto inclui vestuário com capacidades digitais (como vestuário inteligente, espaços vestíveis, designs multifuncionais, vestuário desportivo reativo e muito mais), ou mesmo etiquetas inteligentes como o Passaporte Digital de Produto, obrigatoriedade que as nossas empresas terão de cumprir até 2030 e onde a IoT é fundamental para a recolha dos indicadores de sustentabilidade.

A expansão das redes 5G é um dos tópicos de IoT mais esperados em 2024. O impacto da rede 5G na IoT está preparado para permitir uma nova geração de aplicações IoT que requerem transferência de dados em tempo real e latência mínima, graças a taxas de download e upload mais elevadas, menor latência e maior fiabilidade.