O evento reuniu dezenas de interessados no futuro do setor da Moda e na sua ligação à transformação digital.
Braz Costa, Diretor-geral do CITEVE, e Luísa Correia, Diretora-geral do CTCP abriram a sessão, realçando a importância da criação de um Digital Innovation Hub (DIH) destinado aos setores da Moda: têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria.
De seguida, José Carlos Caldeira, administrador do INESC TEC, abordou o desafio dos recursos humanos, a (R)Evolução tecnológica e a relevância da cooperação entre centros tecnológicos, clusters e associações empresarias.
Helena Moura, do Departamento de Transição Digital do CITEVE, deu a conhecer o Polo, a sua missão e objetivos, e apresentou os benefícios da adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das PME.
O DIGI4FASHION aproxima-se assim da indústria e dos stakeholders numa iniciativa conjunta, com oferta de serviços e ações destinadas a apoiar na disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das PME.
Também no decorrer da sessão, Luís Hall Figueiredo (ANIVEC/APIV), Paulo Gonçalves (APICCAPS), Ana Paula Dinis (ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), Ricardo Silva (Tintex Textiles) e Alexandre Carneiro (Abílio P. Carneiro & Filhos S. A.) discutiram a "Transição Digital: Oportunidades e Desafios na Indústria Têxtil, do Vestuário e do Calçado", numa mesa redonda moderada por João Oliveira (CITEVE).
Oportunidade para partilhar experiências e visões numa conversa focada no futuro e na digitalização, com espaço para a interação com o público, através de intervenções relevantes sobre a necessidade de implementação dos serviços oferecidos às PME nacionais pelo Polo Digital da Moda.
Luis Guerreiro, Presidente do IAPMEI encerrou a sessão destacando a importância da digitalização para o futuro das empresas nacionais e reforçando a ajuda que o Digi4Fashion pode dar às PME no caminho da transição digital.
O DIGI4FASHION - Polo de Inovação Digital da Moda tem como missão ser a referência nacional no apoio, disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas dos setores da moda: têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria.
Reúne cinco entidades de referência:
• CITEVE (Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário)
• CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal)
• ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal)
• ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção)
• APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos)
Focado especialmente nas PME, terá uma oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias, promovendo a transição digital do setor.
Saiba mais sobre os serviços do Polo em
digi4fashion.pt ou através do email
geral@digi4fashion.pt.