CTCP apoia as empresas
Em outubro, celebra-se o Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM) e o Pólo de Inovação Digital da Moda (DIGI4FASHION), juntou-se a estas comemorações, alertando as PME do setor da moda, para a importância em apostar na Cibersegurança, com a realização de um Webinar, no passado dia 24 de outubro e com o lançamento de um novo serviço de apoio às empresas.
Assistimos atualmente a um aumento acentuado dos ataques de phishing e ciberataques. 64% das empresas em todo o mundo experimentaram já pelo menos uma forma de ataque cibernético e talvez mais preocupante seja o facto de 95% de todos as violações de segurança cibernética serem causadas principalmente por erro humano. Tais estatísticas realçam a ameaça permanente que as organizações enfrentam e a necessidade de assegurar a consciência da segurança cibernética a todos os níveis, confirmando a importância da implementação de medidas preventivas.
Neste contexto e de forma a apoiar o setor, no Webinar promovido ontem: Estratégias Essenciais de Cibersegurança nas Empresas, especialistas em cibersegurança partilharam estratégias vitais para proteger as empresas e os seus ativos.
O Webinar iniciou com Cristina Marques, coordenadora no CTCP do projeto Digi4fashion, a apresentar o Polo Digital da Moda e os serviços que este disponibiliza às empresas do setor da moda, no qual se insere o serviço de consultoria na área da cibersegurança.
António Costa, consultor do Centro Nacional de Cibersegurança alertou os participantes para os diferentes riscos a que as empresas estão expostas realçando a falta de mão de obra especializada nesta área e a importância e o papel dos polos de inovação para colmatar esta lacuna.
Paulo Conceição, responsável pelos sistemas de informação do CTCP e Luis Lima, consultor de Cibersegurança e Gestão de Redes Informáticas, apresentaram alguns dos maiores desafios e ameaças da atualidade, bem como as melhores práticas de segurança a adotar pelas empresas, nomeadamente consciencializar a equipa para esta questão e avaliar e mitigar os riscos de segurança .
Paulo Conceição apresentou ainda o novo serviço do CTCP de consultoria e apoio às empresas.
A última apresentação coube a Serafim Fonseca, Diretor dos Sistemas de Informação do Grupo Impetus, que partilhou com os participantes a estratégia implementada e que assenta em 4 pilares: prevenir, proteger, detetar e recuperar. Reforçou ainda que “a cibersegurança é um dos fatores mais importantes nas organizações, nos dias de hoje. E não diz respeito apenas aos sistemas de informação, mas a todas as pessoas da organização desde a gestão de topo até às pessoas da planta fabril”.
CTCP lança novo serviço de consultoria na área da cibersegurança
No âmbito do Pólo de Inovação Digital da Moda - DIGI4FASHION, o CTCP está a preparar um serviço de consultoria às empresas na área da cibersegurança, que visa apoiar as empresas do cluster do calçado e está estruturado nas seguintes 3 fases:
1: Análise:
Visa identificar, analisar e priorizar todos os riscos de segurança na infraestrutura tecnológica da empresa. Nesta fase serão analisadas as vulnerabilidades em toda a infraestrutura e será elaborado e recomendado um plano de ação.
2: Implementação:
As recomendações de segurança propostas, serão analisadas e implementadas com apoio do departamento TI ou parceiro tecnológico da empresa.
3: Manutenção:
Inclui verificação periódica do funcionamento de toda a infraestrutura tecnológica da empresa. Nesta fase será elaborado um plano de formação/ação que envolva todos os intervenientes. Nesta fase está ainda previsto uma supervisão e aconselhamento relativos a proteção de dados para que as empresas estejam de acordo com o RGPD (Regulamento geral de proteção de dados).
Este serviço promovido no âmbito do DiGI4FASHION terá um custo reduzido para as empresas, por ser integrado no âmbito do projeto financiado.
O Polo de Inovação Digital da Moda (DIGI4FASHION) está disponível, para apoiar as empresas que pretendam apostar na área da cibersegurança.